ARMÁRIO-CÁPSULA

Aproveitei a manhã de domingo para arrumar meu armário, tentando transformá-lo em um “armário-cápsula”.
Mas o que é um armário-cápsula?
É uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.
Segundo minhas pesquisas, a técnica foi criada pela britânica Susie Faux nos anos 70, e naquela época a técnica consistia em ter uma coleção de poucos ítens essenciais de roupas que não se tornassem obsoletos com a mudança das tendências de moda.
Hoje, quem puxa o carro dá técnica é a Caroline do blog un-fancy.com. Ela conseguiu transformar seu armário em mini, ou seja, deixar o seu armário com peças versáteis e que realmente ela ama. Ela sugere 37 peças. O importante é que combinem bem entre si e que fiquem lindas e confortáveis. O blog da Caroline é em inglês, mas vale a pena passar por lá.

Veja as combinações que são possíveis mudando apenas algumas peças em cada look!




O princípio é, seja feliz com muito menos. Desta forma, poderá guardar o dinheiro que gastaria com roupas para um grande sonho, não ficará furiosa na frente de um armário lotado de roupas que não gosta ou que não lhe servem mais e, por último, vai acabar com aquela coisa de ficar dizendo: “Não tenho nada para vestir”.
Nas 37 peças devem estar incluídas: blusas, calças, vestidos, agasalhos e sapatos.
Não devem estar incluídas nas 37 peças: roupas de ginástica, jóias, acessórios, bolsas, roupas de banho, pijamas / camisolas, roupa íntimas, e aquela peça que você usa quando vai pintar a casa ou fazer alguma tarefa que tem que se sujar.

Arrumar o armário não foi difícil para mim, pois minhas roupas já estavam arrumadas ao estilo “Marie Kondo” (em breve farei postagem explicando o método de arrumação que aprendi com o livro “A mágica da arrumação” da Marie Kondo), ou seja, nele só tinha coisas que amo. Mas ainda não consegui chegar ao nível das 37 peças por temporada, sugerido por Caroline. O que fiz foi separar por estação. Separei as roupas de inverno e deixei em um só lugar. Percebi com essa nova arrumação que tinha roupas de inverno bem escondidas no meio das roupas de verão. Sei que no Rio de Janeiro é um pouco complicado separar roupas por estação, porque aqui faz mais calor do que frio. Então, fiz da seguinte forma, no lado esquerdo deixei as roupas de outono e no lado direito as de inverno. Vai dá para fazer uns looks bem legais. Essas peças estão juntas no mesmo compartimento. As de verão estão separadas em outro armário, mas bem arrumadinhas e com fácil acesso.

Em breve vou postar algumas peças do meu armário e os looks permitidos com elas.

Sempre tive o hábito de “destralhar” meu guarda-roupa. Fazia isso uma vez por ano, geralmente nas férias de fim de ano. E depois de ler alguns livros e blogs sobre organização e arrumação, confesso que minha casa está com outra pegada. Bem mais prática e organizada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Digite o que procura!

Penso assim...

♥♥ Não importa onde esteja ou para onde vá. Seja original! crie sua própria identidade!! Existe um artista dentro de você. Use meus textos e desenhos como fonte de inspiração, porque um artista inspira o outro. Aqui tem um pouquinho, mas só um pouquinho do meu mundo, portanto, espero que sirva de inspiração e lhe dê o impulso que talvez esteja precisando. ♥♥

Importante!!

Muitas fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada! A violação do direito autoral é crime. A reprodução do material disponibilizado neste site está condicionada à autorização, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.
Valéria Araujo - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.