18 junho, 2016

O que é o Evernote?


Ele é uma moderna e prática ferramenta de anotações que transformou minha vida e me tornou muito mais produtiva e organizada.
O Evernote não é uma simples ferramenta de notas. Ele é FAN-TÁS-TI-CO!!!
Além de ser um bloco de notas, é possível também criar cadernos e dentro de cada caderno ainda é possível criar outros cadernos, como se fossem divisórias. Só que, para mim, o grande pulo do gato do programa são as "etiquetas", pois se você não quiser ter muitos cadernos, poderá ter apenas um e colocar etiquetas.
Mas o que são essas notas?

Imagine um bloco de notas desses que a gente compra em papelaria. Tudo o que pode ser feito nele ou em suas páginas você fará no Evernote. O bloco é um caderno e as folhas são as notas. Só que, além de inserir textos, é possível salvar imagens, páginas da Web e fazer listas de tarefas.
O sistema de pesquisa é incrível. Basta digitar uma única palavra e já aparece todas as notas que tem aquela palavra. A pesquisa por etiqueta também é perfeita.

Atualmente tenho 7 cadernos:


- Entrada (onde entram todas as notas criadas. Depois posso colocar etiquetas e definir qual o caderno mais adequado para ela);
- Agenda (aqui ficam as tarefas com datas, não são compromissos, esses vão para a agenda google);
- Finanças (nele tem notas sobre cartões de créditos por exemplo);
- Diários (o nome já diz);
- Meus textos (são textos que surgem a qualquer momento e nas horas em que não tenho um papel ou estou longe do "Scrivener", editor de textos que uso para meus trabalhos de escritora);
- Meus Projetos (dentro dele criei um caderno para cada projeto);
- Referência Geral (Aqui fica praticamente tudo)

A localização das notas fica bem fácil. Para isso basta adicionar uma etiqueta. Em breve farei novas postagens explicando como criar cadernos, pilhas de cadernos, etiquetas, sub-etiquetas).

Para entender o que é uma pilha de cadernos. Observe na figura acima que tem uma seta ao lado do caderno “Meus Projetos”. Isso significa que dentro dele tem outros cadernos. É, isso mesmo. Criei um caderno para cada projeto. Veja!


Já mudei várias vezes a minha maneira de usar o Evernote. A ideia é simplificar cada vez mais. Como o sistema de busca por etiquetas é maravilhoso, penso em cada vez mais diminuir o número de cadernos.

Caramba! Quase que esqueço o melhor de tudooo. O Evernote sincroniza em todos os seus dispositivos. Então é fato que estará sempre com seu bloco de notas na palma da mão. Isso não é maravilhoso?!

Para conhecer o aplicativo entre no site.

Estou usando atualmente o "Basic", que é gratuito. Mas já tive a oportunidade de usar o  "Premium" por 1 ano e estou sentido falta de algumas coisinhas como digitalizar os cartões de visita, consultar meus cadernos estando offline entre outras coisas. Conheça primeiro o aplicativo na versão "Basic" e depois compare todos para entender qual é a sua necessidade. Eu certamente vou voltar para o "Premium".

Por hoje é só. Mas se você gostou da postagem e quer saber um pouquinho mais sobre esse assunto ou algum outro. Deixe nos comentários logo abaixo!!

Para não perder mais nenhuma postagem do blog, receber dicas, brindes e inspirações clique aqui para se inscrever. É rapidinho e gratuito. É só colocar seu nome e e-mail.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Valéria Araujo © . Design by FCD.