Quanto custa morar sozinho?



O que mais ouço do meu filho nos últimos dias é que quer morar sozinho. Não é bem sozinho não… Rsrsrs…
Mas o fato é que ele surgiu com aquela pergunta básica:
- Quanto custa para morar sozinho, mãe?

Minha resposta foi:
- Muito.

Sei que todo jovem quer ser independente e viver sozinho ou com alguém (alma gêmea).
Então vamos responder a pergunta que não quer calar.
Quanto custa morar sozinho?
Depende do padrão de vida que queira levar. Mas dá para ter uma noção considerando algumas coisas.
O importante é pesquisar quanto cada coisa custa e se vai ser possível arcar com elas.
Comece pesquisando o valor do aluguel ou prestação de um imóvel, se optar em ter logo seu próprio imóvel, mas não esqueça as taxas de condomínio, se for o caso. Lembre-se também que anualmente tem uma continha denominada IPTU.
Agora que você já sabe quanto vai gastar com o imóvel, vamos pensar no consumo básico como: água, luz, gás e supermercado. Essas coisas são fundamentais e não tem como fugir delas. O que você pode fazer é apenas estudar estratégias para economizar, apenas isso.
Existem também aquelas coisinhas que você tem na casa dos seus pais e que, provavelmente vai querer também na sua casa. Como por exemplo: Internet e TV por assinatura. Será que vai ser possível? Pense bem antes de contratar, pois alguns serviços tem multa na rescisão de contrato.
Outra coisa muito importante é planejar a compra dos móveis para mobiliar a casa nova. Mesmo que seus pais concordem em deixar você levar tudo que esteja no seu quarto, ainda faltará peças indispensáveis como fogão e geladeira. Portanto, inclua o valor das prestações no seu orçamento. Depois pense em mesas, cadeiras, sofás, tapetes…
Prepare-se também para as emergências do tipo, o chuveiro queimou ou a torneira está vazando, o ralo entupiu.

O meu conselho é que antes de sair para morar sozinho você junte algum dinheiro.

Outra coisa que tem que ser pensada é que as tarefas serão por sua conta. Recebeu os amigos para noitada de pizza? A bagunça para arrumar e a louça para lavar será só sua. Tudo vai ficar por sua conta (limpar a casa, fazer a comida, lavar a louça, colocar roupa na máquina (Ah! Você terá que comprar a sua), estender, passar. E trate logo de aprender a trocar um botijão de gás, se não tiver gás encanado.

Se ficar doente não terá o denguinho da mamãe e saberá o que é despesa com farmácia.

Mas nem tudo é ruim, pois você terá liberdade para fazer o que quiser. Sem contar que, o amadurecimento vai surgindo naturalmente e isso é muito bom.

Depois que tiver tomado a decisão, não tente viver como em um acampamento. Tente organizar as coisas e crie um sistema de limpeza.
Inicialmente você não terá todas as coisas que precisa. Vá comprando aos poucos à medida que sentir necessidade. Se não tem uma frigideira, poderá improvisar com uma panela pequena, mas não esqueça de anotar que precisará comprar uma. E assim por diante.

Se não tiver muita grana, procure nos grupos de desapego, lá encontrará doações e muitas coisas com preços bem em conta.

Antes de ir ao mercado planeje bem as compras e faça uma lista. Ah! Não vá ao mercado com fome, pois cairá na tentação de comprar coisas que não precisa.

Em breve vou fazer um post com dicas de compras, organização e limpeza para quem quer morar sozinho.

Bem, essa é a minha opinião sobre o assunto.
E você o que acha?
Quanto custa morar sozinho?
Deixe sua opinião nos comentários!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Digite o que procura!

Penso assim...

♥♥ Não importa onde esteja ou para onde vá. Seja original! crie sua própria identidade!! Existe um artista dentro de você. Use meus textos e desenhos como fonte de inspiração, porque um artista inspira o outro. Aqui tem um pouquinho, mas só um pouquinho do meu mundo, portanto, espero que sirva de inspiração e lhe dê o impulso que talvez esteja precisando. ♥♥

Importante!!

Muitas fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada! A violação do direito autoral é crime. A reprodução do material disponibilizado neste site está condicionada à autorização, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.
Valéria Araujo - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.