GTD - COLETAR


Já escrevi aqui no blog sobre o GTD, o método foi criado por David Allen, autor do livro "A arte de FAZER ACONTECER". O método acontece em 5 passos. Fiz um resumo que você pode ler aqui. E hoje a postagem é sobre o primeiro passo: COLETAR.

É hora de pensar nas coisas que você considera incompletas em sua vida, podendo ser profissional ou pessoal, grande ou pequena, urgente ou não.
Este processo serve para qualquer coisa, como: caixa de e-mail, gavetas, quarto, escritório, mesa de estudo, loja, casa e projetos.
Reserve um tempo e anote tudo, mas não se desespere pensando que são coisas demais. Colete tudo.
Se forem ideias ou tarefas, anote em papel. Faça uma lista que, inicialmente, ficará bem misturada. Por exemplo: Pesquisar sobre a origem dos diamantes, comprar feijão, entregar o livro na biblioteca, viajar para o Afeganistão. Mas nas duas próximas fases tudo ficará bem organizado por contexto.
Se forem papéis em uma caixa física, que não precisa necessariamente, ser uma dessas sofisticadas, pode ser qualquer caixa plástica ou simplesmente vá pondo uma folha em cima da outra e prenda com clips grande. No caso de objetos, providencie containers.
Dependendo da situação, as anotações podem ser feitas em bloco de notas, organizador de tarefas ou no gravador de voz de equipamentos eletrônicos como tablet, smartphone e computadores.
O fundamental é que tudo saia da sua mente.
David Allen recomenda em seu livro, A Arte de Fazer Acontecer, que usemos folhas de papel em branco para as anotações. Uma folha para cada item. Não concordo. Acho um desperdício.
Em seu ambiente físico separe tudo o que estiver fora do seu devido lugar e coloque na caixa de entrada (container). Vai ocorrer de o objeto ser muito grande e muito provavelmente não vai caber no container. Nesse caso use uma folha para substituir o objeto e nela escreva o necessário para que o respectivo objeto volte para o seu devido lugar ou qualquer outra coisa que tenha que fazer com ele.
O meu conselho é que colete por parte. Pegue uma gaveta por vez e logo verá que todo o armário estará organizado.
Faça o mesmo com a mesa, prateleira e chão.
Pense nas coisas incompletas e tudo o que deseja e precisa fazer, mesmo que seja em um momento muito distante. Lembrou. Anote!
O que for lixo jogue imediatamente na lixeira.
O próximo passo é reservar um tempo para processar, ou seja, analisar tudo o que foi inserido na "caixa de entrada".

E aí, gostou da postagem?

Conte sua experiência com o GTD ou deixe sua dúvida, caso tenha!



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Digite o que procura!

Penso assim...

♥♥ Não importa onde esteja ou para onde vá. Seja original! crie sua própria identidade!! Existe um artista dentro de você. Use meus textos e desenhos como fonte de inspiração, porque um artista inspira o outro. Aqui tem um pouquinho, mas só um pouquinho do meu mundo, portanto, espero que sirva de inspiração e lhe dê o impulso que talvez esteja precisando. ♥♥

Importante!!

Muitas fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada! A violação do direito autoral é crime. A reprodução do material disponibilizado neste site está condicionada à autorização, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.
Valéria Araujo - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.