GTD - PROCESSAR

Já escrevi aqui no blog sobre o GTD, o método foi criado por David Allen, autor do livro "A arte de FAZER ACONTECER". O método acontece em 5 passos. Fiz um resumo que você pode ler aqui. E hoje a postagem é sobre o segundo passo: PROCESSAR.

Considerando que você coletou tudo que exige sua atenção. Sua caixa de entrada está lotada. É o momento de identificar cada item e decidir o que fazer com cada um.
Pegue sua caixa de entrada. Veja o que é lixo e coloque imediatamente na lixeira. Se for digital, delete. Se não for lixo, veja se é possível uma ação imediata, se for possível, execute-a nesse momento. Se não for possível uma ação imediata, adie ou delegue (se for o caso). Se for adiar, defina datas para executá-las ou local para armazená-las. Caso requeiram mais de uma ação (projeto), faça uma lista de próximas ações.  E, como tem algumas coisas que a gente fica em dúvida  e pode ser que no futuro queira executá-las, crie outra lista com o nome de “UM DIA TALVEZ”
Se for um projeto (projeto requer mais de uma ação - são múltiplos passos), faça a relação de todos os projetos, coloque um em cada folha para planejar ações futuras. Falarei melhor sobre projetos em futuras postagens.
Quando tiver acabado de processar sua caixa de entrada, você terá:
1. Descartado tudo que não precisa;
2. Concluído as ações imediatas;
3. Passado adiante tudo o que puder ser delegado (estou aprendendo a delegar, mas ainda é difícil para mim);
4. Classificado de forma organizada as que não puderam ter ação imediata;
5. Identificado os projetos e organizado as próximas ações de cada um deles.
6. Criado um arquivo de referência e/ou lista de "Um dia talvez".

Um vez que tenha tirado um item de sua caixa de entrada, decida o que fazer com ele e para onde ele vai. Jamais devolva coisa alguma para a caixa de entrada.

Nessa etapa precisamos entender o que fazer com coisas que não exige ação. Ficaremos em dúvida, e o melhor é  colocá-la em uma lista de "Um dia talvez" ou em um "arquivo de referência rápida", que inicialmente poderá ser uma pasta. Em outra postagem vou explicar sobre arquivo de referência rápida.

Gostaria muito de saber sua opinião sobre a postagem e como você usa o método. Deixe um comentário!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Digite o que procura!

Penso assim...

♥♥ Não importa onde esteja ou para onde vá. Seja original! crie sua própria identidade!! Existe um artista dentro de você. Use meus textos e desenhos como fonte de inspiração, porque um artista inspira o outro. Aqui tem um pouquinho, mas só um pouquinho do meu mundo, portanto, espero que sirva de inspiração e lhe dê o impulso que talvez esteja precisando. ♥♥

Importante!!

Muitas fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada! A violação do direito autoral é crime. A reprodução do material disponibilizado neste site está condicionada à autorização, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.
Valéria Araujo - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.