MÉTODO DE LIMPEZA FLY LADY


Manter uma casa grande limpa e arrumada sem empregada não é uma tarefa fácil para ninguém. 
Há alguns anos tenho usado um método para manter minha casa limpa e arrumada. Não sigo o método à risca, todavia tem me ajudado bastante. Desde que comecei, minha casa não acumula tanta sujeira.
O método foi criado pela americana Fly Lady e consiste em fazer um pouquinho a cada dia e não perder um dia inteiro faxinando uma casa, mesmo porque, em uma casa grande é quase impossível. Pelo menos para mim.
O método começa com pequenos passos de mudança de hábito. São passos simples. Elabore pequenas rotinas. São três coisas pela manhã e três antes de dormir. Esse processo leva aproximadamente um mês. Você pode ir acrescentando mais itens para virar rotina. O importante é não deixar de fazer nenhuma. Isso é primordial para que torne tão natural como escovar os dentes pela manhã e antes de dormir.
Agora é a hora de praticar o desapego (declutter). Tire quinze minutos do seu dia para destralhar. Desapegue de tudo que não lhe faz bem. Comece pelo simples, como papel de bala, embalagens, garrafas pets. Depois parta para as coisas mais complexas. Não ultrapasse 15 minutos por dia. Você terá vários dias para fazer esse processo. Com o tempo não terá quase nada para jogar fora, apenas panfletos e embalagens. Pode crer que é verdade.
Depois de praticar o desapego, é hora de dividir a casa por zonas. A ideia é trabalhar cada semana do mês em um zona. No FLY Lady é dividido assim: zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar), zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), zona 3 (banheiro e segundo quarto), zona 4 (quarto principal) e Zona 5 (sala de estar). Mas você pode dividir do jeitinho que bem entender. O importante é limpar por etapas e não tudo de uma só vez. Assim não ficará estressante nem cansativo.
Eu montei um control journal para isso. Logo, logo vou postar aqui.
Vou postar também maiores detalhes dos primeiros passos, como se faz o declutter e como eu dividi a minha casa em zonas para mantê-la limpa e arrumada.
Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Digite o que procura!

Penso assim...

♥♥ Não importa onde esteja ou para onde vá. Seja original! crie sua própria identidade!! Existe um artista dentro de você. Use meus textos e desenhos como fonte de inspiração, porque um artista inspira o outro. Aqui tem um pouquinho, mas só um pouquinho do meu mundo, portanto, espero que sirva de inspiração e lhe dê o impulso que talvez esteja precisando. ♥♥

Importante!!

Muitas fotos são retiradas da Internet. Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada! A violação do direito autoral é crime. A reprodução do material disponibilizado neste site está condicionada à autorização, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.
Valéria Araujo - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.