21 junho, 2016

O que é o Scrivener?

Scrivener é um editor de texto próprio para escritores, onde é possível criar e estruturar textos longos, separando em capítulos e cenas.


Quando comecei a escrever, como qualquer ser normal, usava o Word. Mais tarde conheci e organizei alguns textos no yWriter5 (falarei dele em outras postagens).
Estudando um pouco para melhorar meu desempenho como escritora, porque isso também é necessário, conheci o “Scrivener”. Fiz download da versão free e testei. Foi amor a primeira vista. Resultado: comprei. Você pode fazer download aqui.

Sei que para algumas pessoas o Word atende bem. Eu também pensava assim. Até que decidi escrever meu primeiro livro. Tudo bem que ele foi escrito todo no Word, mas eu lembro perfeitamente o quanto era complicado ficar pulando de um capítulo para o outro para confirmar algumas situações como em que data ocorreu tal fato para não cair em contradição. 

Com Scrivener tudo é mais fácil, posso abrir um editor para o capítulo ou cena que estou trabalhando e abro o arquivo que quero tirar a dúvida em outro editor, ficando os dois lado a lado, possibilitando a verificação necessária.
No fichário você tem um visão completa de todos os capítulos e cenas, podendo movimentar as notas sem qualquer problema, apenas arrastando de um lugar para o outro, caso ache melhor assim. É possível também anotar pesquisas, ideias, personagens.
O que me encanta na estatística do programa é que não é apenas um contador de palavras ou caracteres. Ela ajuda a atingir metas. Sem contar que mostra quantas vezes repetimos as palavras utilizadas, permitindo modificá-las por seus sinônimos ou mesmo cortá-las do texto.
Outra coisa mega, é que ele salva o trabalho automaticamente a cada 2 segundos. Isso mesmo, 2 segundos.
É possível exportar em Word, PDF e ebook prontinho para ser publicado no formato Kindle. 

Em breve vou explicar em detalhes como uso o programa.
Valéria Araujo © . Design by FCD.