26 abril, 2017

GTD - NÃO ESPERE A VONTADE CHEGAR. AJA!

Minha segunda começou com uma preguiça danada. Celular na mão, Facebook, Instagram, e-mails, muito e-mails. Até que fiquei presa no texto do e-mail enviado pelo blog EU ORGANIZADO, escrito por Ana Carolina. Veja um trecho!
“a vida é muito melhor aproveitada quando a gente tem consciência das coisas. Isso vale, obviamente, pra tudo.
Relacionamentos, personalidade, metas de vida, objetos da casa, prioridades, etc. Quando você entende quais são os seus desejos e vontades verdadeiros e vai decifrando como é que as coisas funcionam no seu universo, tudo fica um pouco mais fácil."
Claro que o texto me fez refletir muito. Mas mesmo assim não fui caminhar, motivada pela desculpa que meu gato mordeu minha perna e estava infeccionada.
Tomei um banho, desci e fui tomar café. Ao ligar a TV, Ana Maria Braga apresenta uma reportagem sobre neurociência. E logo de cara ela diz que “O importante é levantar disposto, arregaçar as mangas e agir. Não ficar adiando. Se a pessoa fica adiando é por que tem uma dificuldade e essa dificuldade está na cabeça”. 
Ainda no programa, o neurocientista PEDRO CALABREZ explica como devemos fazer o cérebro jogar a nosso favor.
Anotei três dicas: 
— Não espere a vontade chegar. Aja.
— Não mude radicalmente. Mude aos poucos.
— Pense no futuro, mas não viva nele. Concentre-se no que você pode fazer hoje para alcançar seus objetivos futuros.
Mais uma parada para refletir:
“Sinto que tem algo errado comigo”.
Para completar a Psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA explica perfis de pessoas e como cada um deles pode ser nocivo na realização dos sonhos. Quase tive um treco, quando vi que me encaixava em quase todos os perfis. Não é pra rir não. É sério.
Quando ela explicou VONTADE X AÇÃO. Lembrei da minha desculpa para não caminhar. Ela diz que depois de 3 meses o cérebro já acostumou e vira um hábito. Vale a pena assistir ao programa. Dê uma procurada na Globo Play, o programa foi exibido no dia 24/04.
Depois desses três tapas na cara, dizendo ACORDA MENINA!!!
Aproveitei a segunda e organizei meu computador, deletei arquivos, excluí projetos que não se enquadram mais em minha vida e coloquei outros em prática, refiz meu WorkFlowy (já fiz um post sobre ele) criando metas para os próximos meses do ano e escrevi também no quadro branco do meu escritório. Assim olho para elas todos dias e não perco o foco.
Vamos as metas para os próximo três meses (maio, junho e julho).
- Fazer as ilustrações do livro infantil;
- Concluir o curso de espanhol;
- Terminar o romance “Amor inesquecível.
Fiz outras para agosto, setembro e outubro e mais algumas para novembro e dezembro.
Na terça, acordei bem cedo e agi. Caminhei sem desculpas.
FALANDO EM PROJETO
Com meu projeto de aprender a desenhar em 60 dias pude comprovar o que a Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa afirmou. Virou um hábito desenhar. Estou simplesmente apaixonada por essa arte.
Quem acompanhou o projeto sabe que o objetivo final dele era poder ilustrar um livro infantil que havia começado com um amigo e que não chegou ao final. Tirei o projeto da gaveta e vou começar o ilustrar minha historinha. O projeto terá que estar concluído em três meses. Esse foi o tempo que estabeleci para cumprir essa meta.
Por que três meses?
Porque projetos longos não funcionam para mim. E 90 dias não fica exaustivo. Pensei em 60 dias, mas tem os imprevistos e não queria ficar frustrada caso não conseguisse concluir em dois meses, por isso definir três.
Arranho um espanhol e quem me conhece sabe disso. Há muito tempo atrás comprei um curso da Editora Abril e até hoje não saí do oitavo fascículo. Bem, mais um projeto que será concluído nos próximos três meses. Fiz uma tabela para acompanhar meu desenvolvimento e verificar se não estou falhando. O curso tem 24 fascículos e cada um tem 3 episódios. Então, resolvi estudar os 15 que faltam as segundas, quartas e sextas, um episódio por dia.
Veja a tabela! Já estudei o primeiro episódio do DVD 9 na segunda mesmo. É que havia tirado a foto antes de assistir. Finalmente comecei o nível intermediário.
Que sensação boa de dever cumprido.
Tabelas e listas sempre me ajudaram muito. Experimente! A gente se compromete mais e é muito gratificante vê que está seguindo direitinho o cronograma.
Há mais de um ano iniciei um romance, que tem o nome provisório de “Amor inesquecível”, mas deixei de lado. Já cheguei a concluir outro livro que foi devidamente registrado e enviado para algumas editoras. Estou aguardando resposta e o danadinho ficou lá esquecido dentro da pastinha do computador. Desencantei-o e vou concluí-lo nos próximos 3 meses também. Não criei uma tabela para ele, mas estou pensando em fazer uma também. Assim me policio para não falhar.
Tenho outros projetos em andamento, mas que estão seguindo naturalmente. Como escrever diariamente (uso o calendário “Não quebre a corrente” de Jerry Seinfeld) - saiba mais clicando aqui, ler diariamente (estou lendo “O Diário de Anne Frank) e alguns projetos de finanças para realizar alguns sonhos.
E você, está esperando a vontade chegar ou está agindo?
O que tem feito para tornar seu sonho realidade?
Use o formulário de contato para me contar.
Valéria Araujo © . Design by FCD.