REALIZE SEU GRANDE SONHO EM 60 DIAS - APRENDENDO A DESENHAR


Sempre tive alguns sonhos que ficaram a vida toda trancados em algum cantinho da minha mente.
Depois de ler o livro "Nunca desista de seus sonhos" do escritor e psiquiatra Augusto Cury e o livro "Eu sou as escolhas que faço" de Elle Luna, resolvi destrancar alguns deles. 
Escrever sempre foi o meu maior sonho, só que o realizei quando publiquei meu livro e agora com o blog, onde posso expressar minhas ideias e dividir tudo o que aprendo. Mas tem outros dois que sempre batem forte no meu coração: ilustrar livros infantis e dublar desenho animado. O primeiro depende só de mim. Preciso me determinar, me organizar e praticar para aprender. O segundo nem tanto, portanto vamos deixá-lo guardadinho.
O último trimestre foi um período difícil, porém de muita reflexão. Serviu para ressuscitar os sonhos. Então, achei por bem colocar aquele velho sonho de ser uma ilustradora em prática. Para isso estou criando o Projeto Eu Sou Capaz e convido você a participar.
O meu sonho é ilustrar, mas poderia ser emagrecer, escrever, pintar, participar de uma maratona, aprender fotografia, um novo idioma...
O meu objetivo em criar o projeto e divulgar aqui no blog é para mostrar o quanto somos capazes de aprender alguma coisa nova em um período curto de tempo. Estabeleci para este projeto um período de 60 dias. Ou seja, vou me determinar a aprender a desenhar e criar um personagem para um livro infantil em um curto período de tempo.
Por que 60 dias? Por que já escrevi um livro de 210 páginas em 30 escrevendo em torno de 1 hora por dia. Escrevi sem fazer revisão. Quando acabei, deixei-o descansando para depois, então, fazer aquelas 200 revisões... hahaha...
É bom que fique claro, que não sei desenhar absolutamente nada. Tenho até bastante facilidade com as cores, mas no desenho sou um desastre. Desastre mesmo, sou aquele tipo que não desenha um círculo direito.
Há um tempo atrás (bastante tempo atrás), iniciei em parceria com um amigo o projeto de um livro infantil. Só que não sabia desenhar os personagens. Ele se propôs a criá-los. Escrevi a história, ele criou os personagens e eu pintei com lápis aquarelável. Ah... o cenário eu criei na hora de pintar. Isso eu consegui fazer bem. (Acho...Rsrsrs...).


A única foto que tenho digitalizada é essa. Digitalizei na época para vê como ficaria. Mas como  disse, isso já tem muito tempo. E meu amigo, casou, mudou e não deixou endereço. Com isso o livro ficou inacabado. Agora pretendo criar eu mesma os personagens para essa história. Vou começar do zero.
Não é novidade para ninguém que quando nos comprometemos a fazer algo publicamente, fica bem mais fácil não desistir. Por isso, você é parte fundamental para esse projeto chegar ao objetivo final, que no meu caso é ilustrar.
Quero convidá-lo a fazer parte do Projeto Eu Sou Capaz. Escreva seu objetivo na área de comentários do blog ou use a área de contato para mandar um e-mail e conte seus pequenos passos e evoluções com a hashtag #ProjetoEuSouCapaz nas redes sociais para que eu possa acompanhar e, assim, motivar outras pessoas a tirarem seus sonhos das gavetas também.
Participe! O Projeto Eu Sou Capaz começa na próxima segunda dia 06/02/2017 e termina no dia 07/04/2017

Agora vamos ao projeto!

Qual é o seu grande sonho?
O meu é aprender a desenhar.

Qual seu objetivo com esse projeto?
O meu é criar personagens para um livro infantil.

O que fará para atingir esse objetivo?
Vou desenhar diariamente. Usando ferramentas que ensinam a desenhar, como livros, blogs e vídeos.

É importante praticar todos os dias. Dê um passo de cada vez e não exija demais de você. Não é legal se comprometer com 3 horas de treino no início, se não for conseguir manter esse ritmo. O melhor é praticar um pouquinho todos os dias. Isso tornará um hábito. Faça um desenho por dia, um texto com 300 palavras, caminhe 30 minutos, corra 20 minutos, estude 1 hora de fotografia.. Mas não pare. É normal começarmos um projeto com muita determinação e abandoná-lo antes de chegar no meio do período que determinamos para terminá-lo. Isso acontece com várias pessoas e comigo não é diferente.
Para que não ocorra o tal desânimo, vou deixar umas dicas:
Defina quanto tempo (minutos ou horas) você pretende se dedicar a essa nova atividade (seu grande sonho).
Defina um horário fixo. É importante que seja sempre o mesmo horário para tornar um hábito. Segundo pesquisas você precisa de 30 dias consecutivos para tornar uma nova atividade um hábito. Isso não é incrível?
Pratique todos os dias, incluindo finais de semana e não se distraia com outras coisas como celular, TV, filho ou namorado. Esse horário foi determinado por você para essa única atividade. Pense no resultado final. Isso vai ajudá-lo a focar e não desistir.

Caso tenha chegado aqui e o projeto já tenha iniciado. Não fique triste. Você pode começar agora, contando os 60 dias e ir publicando sua evolução nas redes sociais com as #ProjetoEuSouCapaz .
Espalhe essa novidade para os amigos que têm um sonho e que com apenas 60 dias de dedicação poderá tornar realidade.

Não esqueça de deixar nos comentários o seu sonho e objetivo. Se tiver alguma dúvida de como começar, comente também. Talvez eu possa ajudar.

Quem vem nessa?

 -----------------------------------------------------------------------
Veja todos os desenhos do projeto no álbum do Facebook!

Acompanhe o projeto acessando os links abaixo:

GTD - Como estou usando o WorkFlowy atualmente

Depois que conheci o Workflowy não mudei mais de ferramente para administrar minhas tarefas. Tarefas não são compromissos. Lembre-se!
Como havia explicado na postagem anterior, o aplicativo estava em fase de teste para mim e, por isso, resolvi fazer umas adaptações na minha maneira de usá-lo. Antes usava áreas de foco e, ao planejar a semana não usava os dias da semana. Dividia em: trabalho 1, trabalho 2 e pessoal.



Como é possível ver na foto acrescentei mais um item (MEUS TEXTOS) e mudei a posição dos dois itens anteriores. Como gosto muito de escrever é sempre bom ter um cantinho para jogar as ideias. É aqui que estou guardando minhas ideias para escrever e pequenos textos que surgem no decorrer do dia. Assim não fico igual uma louca sem saber onde coloquei aquele pedacinho de papel que escrevi aquela ideia que tive no ônibus por exemplo.
Dentro de OBJETIVOS tem os sub-itens: #AÇÕES ATUAIS, #PROJETOS ATUAIS, #EM BREVE, #METAS PARA 2 ANOS, #METAS DE 3 A 5 ANOS, #METAS PARA A VIDA E #UM DIA TALVEZ... (seguindo o método GTD de David Allen).



Em #AÇÕES ATUAIS crio itens relacionados aos #PROJETOS ATUAIS, ou seja, tenho um projeto, ele requer ações para que seja concluído. Então é ali que vou colocar cada ação que terei que executar para que esse projeto saia do papel. Se começo um novo projeto, coloco em #PROJETOS ATUAIS. Mas é bom deixar claro que, quando um projeto vem a minha mente, não é ali que coloco, ali ficam somente os que estão em andamento. As ideias de projetos futuros coloco no item #EM BREVE.



No item #UM DIA TALVEZ... Coloco coisas que não tenho muita certeza de quando farei e se será possível fazer. São os meus desejos.



No item #MENSAMENTE, coloco todos os meses do ano e, dentro de cada mês, as semanas.



O primeiro item do mês é: AGENDAR COMPROMISSOS NA AGENDA. Aqui ficam os compromissos. E compromissos tem que ir para agenda. Uso a agenda Google, que tem opção de lembretes, alarmes e sincroniza com todos os meus dispositivos.

Depois, PLANEJAR O MÊS. Neste item coloco tudo que tenho ou que pretendo fazer durante o mês. E, ao longo do mês, vou arrastando para os dias da semana que mais me convém.



Além das cinco semanas do mês criei também um item com coisas que gosto de fazer DIARIAMENTE. Como: meditar, ler minhas afirmações, caminhar no simulador enquanto estudo espanhol, escrever e pintar. É... resolvi pintar também... Rsrsrs... Além deles tem também: MÚSICAS PARA BAIXAR, MERCADO, LIVROS PARA COMPRAR E COISINHAS QUE QUERO COMPRAR.




Ao planejar cada semana, coloco os dias e dentro de cada dia as "tarefas" que pretendo fazer. Essa foi a grande mudança em relação ao post anterior, pois, como sigo o método FLY Lady também adaptado por mim, ficou melhor assim. Quando ocorre de não consegui executar uma tarefa naquele dia, arrasto para o dia seguinte.
Observe que o primeiro item da quinta-feira está riscado. Está assim porque já foi concluído.


No item DURANTE A SEMANA, coloco tarefas que não precisa de um dia certo, podendo ser executada em qualquer dia da semana.
Logo abaixo tem um outro item: limpeza detalhada da zona da semana, que neste caso, é a 3, pois estamos na terceira semana do mês. Está tarefa faz parte do método FLY Lady para manter a casa limpa e arrumada sem ter que ficar louca para isso. Cada semana tiramos um dia para fazer uma limpeza detalhada em uma zona da casa. Conheça um pouco do método aqui.
Criei uma nota e coloquei todos os detalhes para a limpeza.
Observe que quando colocamos o cursor em cima da bolinha aparece opção para marcar como completa, editar ou colocar nota, excluir...



Por último criei os outros meses, que ainda não tem nada e um item chamado SAZONALMENTE, para as coisas que executamos com menos frequência, como por exemplo: desgelar o freezer.


É isso. Espero que tenha gostado. E, se gostou, deixei um comentário incentivando novas postagens ou como você faz para administrar as suas tarefas. Divida com o mundo o seu conhecimento.
Um grande abraço!!!